Dinâmicas de GrupoApresentação: Trata-se de um curso de formação continuada para animadores, professores ecoordenadores de grupos, o curso “ Dinâmicas e Coordenação de Grupos” expõeconceitos fundamentais sobre o grupo e o seu funcionamento e destaca o papel docoordenador como animador. O seu objetivo é permitir que os coordenadores reflictam sobre o papel da animação como um dos pilares da sua performance profissional e como forma de interferir na dinâmica interna dos grupos com os quais actua para obter resultados mais eficazes e eficientes.

Ementa: Tipos de grupos;os papéis dos indivíduos nos grupos; estruturas de grupo; coordenação de grupos (eficácia e eficiência no grupo); dificuldades nos grupos; dinâmicas e jogos de grupo; jogos de apresentação, integração e comunicação; aplicação de jogos.

Público-Alvo: Animadores; formadores; professores; profissionais que coordenam grupos

Pré-Requisitos: Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computadorcom ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer.

Carga Horária: 10 horas de dedicação, sendo 2 horas em 5 seções, ao longo de 15 dias de curso.

Autor/Tutor: Vânia Cardoso, pedagoga (Metodista Brasil), licenciada pela Universdade de Lisboa em ciências da Educação e pós-graduada em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência em todos os níveis de ensino e formação, atua em formação de formadores, educadores e outros agentes da educação e do treinamento através de projectos presenciais e EAD.

Observação: Curso de oferta contínua, a inscrição pode ser feita a qualquer tempo, pois o curso é de aplicação individual, e a duração é relativa a data do primeiro acesso.

Durante muito tempo, as Histórias em Quadrinhos foram analisadas como algo simples, voltadas somente para o entretenimento das crianças. Entretanto, atualmente - tanto o poder privado como o público vêem investindo nas potencialidades pedagógicas desta linguagem, uma vez que é acessível e tem um grande alcance, pois pode utilizar-se da combinação perfeita entre texto e imagem. Partindo de discussões de educadores sobre o uso dos quadrinhos no ensino, nosso curso divide-se em duas parte:

  • A primeira visa abordar as vantagens em se utilizar as histórias em quadrinhos enquanto recurso didático, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do habito de leitura dos alunos.
  • A segunda parte é referente ao uso dos quadrinhos enquanto linguagem, e neste caso, serão abordados os elementos que formam a estética quadrinhística, assim como o funcionamento de sua narrativa. Em suma, trata-se do professor aprender etapa por etapa como fazer sua própria história em quadrinhos